Embora o preenchimento correto da carteira de vacinação seja essencial, ele não garante automaticamente a aprovação do Certificado Veterinário Internacional (CVI). Os fiscais do VIGIAGRO têm autoridade para solicitar ajustes ou documentos adicionais, caso considerem necessário para liberar o trânsito internacional. Essas situações são raras, e, na maioria dos casos, um preenchimento adequado garante mais de 99% de sucesso na emissão do CVI.
Em geral, as carteiras de vacinação devem conter os dados do estabelecimento ou do responsável pela sua emissão, os dados do animal, informações sobre o proprietário e os registros vacinais.
A carteira de vacinação pode ser emitida eletronicamente, ou manuscrita utilizando-se caneta azul. Em ambos os casos, não podem conter rasuras.
Para corrigir erros e/ou rasuras, basta clicar neste link
Abaixo você encontrará as informações mínimas que devem conter na carteira de vacinação. Caso a sua carteira contenha campos complementares, o preenchimento torna-se obrigatório, como telefone do proprietário, por exemplo.
Se emitida por um estabelecimento, deve conter: Nome do estabelecimento, CNPJ, endereço completo com CEP, telefone, número do registro no CRMV/CFMV e e-mail.
Se emitida por um veterinário autônomo, deve conter: Nome completo, registro no CRMV/CFMV, endereço, telefone e e-mail.
Exemplo:
A carteira de vacinação deve conter as seguintes informações que permitem a identificação do animal: Nome, espécie, raça, sexo, cor e data de nascimento (real ou presumida). Caso o país de destino exija um microchip de identificação, o número do microchip deverá constar na capa da carteira de vacinação, seja através da etiqueta do fabricante, ou escrito à mão utilizando-se caneta azul.
Exemplo:
Nome completo, CPF, e endereço completo com o CEP.
Exemplo de preenchimento de endereço: Rua Benedita Maria Barbosa, 93 Jardim Maia, Guarulhos – SP / CEP 07115-100
Exemplo:
Informações da vacina: Nome comercial, laboratório fabricante, data de fabricação, data de validade e número do lote. Essas informações podem ser fornecidas através do selo de cada vacina
Ato vacinal: Data de vacinação, data da revacinação, nome completo do veterinário, registro do CRMV/CFMV e assinatura em caneta azul. As informações sobre o veterinário podem ser fornecidas através de carimbo.
Caso o modelo da carteira de vacinação não tenha um campo para a informação sobre a data de revacinação o VIGIAGRO considerará a validade da vacina informada pelo fabricante.